Notícias

Home  /  Publicações / Notícias

UTC conclui atividades no TECAB

A UTC Engenharia concluiu as atividades de Construção & Montagem e Comissionamento do Tratamento Complementar da Rota 2 (Pacote B) do Terminal de Cabiúnas – TECAB, em Macaé, no Rio de Janeiro. O Projeto consiste principalmente na Unidade de Desidratação de Gás Natural, a U-331, que está apta para iniciar as atividades de recebimento e secagem do Gás Natural oriundos do pré-sal da Bacia de Santos e da Bacia de Campos.

Com esta unidade, o TECAB garante a produção e o escoamento adicionais de 7.000.000 m³/dia de Gás Natural, através do Gasoduto GASDUC II. O tratamento de redução do teor de umidade minimiza significativamente a corrosão e impede a formação de hidratos, proporcionando uma operação segura e eficiente deste importante gasoduto que supre o Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (COMPERJ) e a Refinaria Duque de Caxias (REDUC).

Para a construção da unidade U-331, a UTC utilizou a tecnologia de secagem de Gás Natural com Tri-etileno Glicol – TEG, absorvida e incorporada pelo seu corpo técnico. A partir de uma Especificação Técnica da Unidade com os requisitos técnicos mínimos de desempenho estabelecidos pela Petrobras, a UTC desenvolveu e executou a Engenharia Básica e de Detalhamento, o fornecimento de todos os materiais e equipamentos dentro de um contrato de preço global, incluindo os serviços de Construção, Montagem e Comissionamento.

Simultaneamente à unidade de secagem, a UTC implantou a Unidade de Injeção de Etanol e de Inibidor de Corrosão, a U-332, que será acionada em casos de parada da Unidade de Secagem U-331.

A UTC também projetou e construiu todas as instalações e facilidades para a interligação destas unidades entre si e com as demais unidades e facilidades do TECAB, incluindo obras civis, pavimentação, sistemas de drenagem, utilidades, flare, interligação ao Sistema Supervisório de Operação e uma nova subestação com tensão de entrada de 13,8 kV.

Este Projeto no TECAB foi concluído com sucesso, reafirmando o compromisso da UTC Engenharia em realizar e concluir obras com excelência, qualidade e a sua capacidade de desenvolvimento de novas tecnologias na execução de projetos complexos para o mercado de Óleo e Gás.

imagens

Áreas de
Atuação

Estrutura
Corporativa

Conheça a
Organização

Fundada em 1917, atuava principalmente na construção de grandes portos. Em 1992 foi adquirida pela CONSTRAN S/A e desde 2010 integra o Grupo UTC.

Adquiriu grande...
clique aqui e saiba mais

» Linha do Tempo

Entre em Contato
Sugestões

nome *
e-mail *

Criação e
Desenvolvimento